domingo, 5 de junho de 2011

Bombeiros realizam treinamentos operacionais em Pau dos Ferros

No dia 19 maio de 2011 (quinta-feira), a 2ª Seção de Bombeiros, com sede no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, realizou a "2ª Atividade de Reconhecimento de Área" naquela região. A ação teve como objetivo treinar os militares do Corpo de Bombeiros a realizarem salvamentos em regiões de matas onde há dificuldade de caminhar sobre solo pedregoso e úmido, transportando materiais e com a possibilidade de efetuá-lo com vítima em maca, o que dificultaria ainda mais a operação tornando-a desgastante e demorada.

Desta vez, o município escolhido foi Portalegre, cidade localizada em região Serrana do RN, e conhecida no Alto Oeste por suas áreas ideais para o ecoturismo e turismo de aventura, onde se destaca, por exemplo, locais como a Cachoeira do Pinga, local de grande visitação por parte de turistas para a realização de caminhadas e rapel, devido às extensas áreas de mata, formações rochosas e trilhas e uma queda d água de 90 metros de altura.

A atividade iniciou-se às 7 horas da manhã com o deslocamento dos militares até a Fonte da Bica, onde foi feita a descrição da atividade que seria realizada (simulação de Busca e Salvamento), a distribuição dos materiais que seriam transportados e a apresentação da importância dos mesmos para a missão a ser cumprida.

O deslocamento foi realizado com os militares, seguindo o fluxo d’água que recorta a serra, desde a Fonte da Bica até a Cachoeira do Pinga.

Durante o trajeto, os Bombeiros tiveram a oportunidade de executar a transposição de obstáculos em diferença de nível utilizando-se de técnicas de rapel, observando as exigências de segurança para a realização da atividade e preservando o homem durante sua realização.

Chegando à Cachoeira do Pinga, a equipe posicionou o cabo de descida para efetuar a análise dos melhores pontos de ancoragem (amarração para a prática do rapel) e assim realizar, em outro momento, a descida na queda d´água.

Depois de cumprida a primeira etapa, que consistia em chegar até a Cachoeira do Pinga, a equipe iniciou a segunda parte do percurso que era a de atingir novamente o ponto base da Fonte da Bica, mas desta vez, percorrendo trilhas no meio da mata e fazendo os bombeiros avaliarem as possibilidades de saída do ambiente para uma maior agilidade no atendimento a possíveis vítimas e realizando o trabalho de maneira a minimizar as danos decorrentes de falhas de Planejamento Operacional.

Com a certeza de mais uma missão cumprida, a equipe comandada pelo Tenente BM Saulo Moisés, chegou ao pórtico do Terminal Turístico da Bica, onde foi realizada uma avaliação da operação destacando facilidades e dificuldades do feito.

A equipe, ao final da atividade e feitas as considerações finais, para demonstrar a satisfação e o prazer de ser Bombeiro Militar, banhou-se de forma "especial" nas águas cristalinas da Fonte de Bica.

"Não poderia ser diferente. Quando se tem amor pelo que se propõe a realizar tudo flui de forma simples e prazerosa, até uma atividade extenuante e complexa como esta. Estes homens demonstraram satisfação na realização da missão durante todo o trajeto, evidenciando a cada passo dado, a cada obstáculo vencido, o profissionalismo e o respeito ao sacerdócio que é ser Bombeiro. É treinamento duro em defesa de vidas", disse o Tenente Saulo Moises.

Participaram do treinamento o Tenente Moisés, o Subtenente BM Altomir, os Sargentos Amaral e Luciano, o Cabo BM Josué e os Soldados Câmara, Costa, Ezequiel e Kaio.

MAIS IMAGENS DO TREINAMENTO


FONTE: SITE DO CORPO DE BOMBEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 1106 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS, SENDO 13 BLOGS, 1087 LINKS, DOIS ORKUT’S, UM YOUTUBE,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, COM DESTAQUE PARA A MINHA QUERIDA E AMADA PMRN, COM 169 LINKS. ACESSE E CONFIRA!!!

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENETE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

CIDADES SUBORDINADAS AO 4º SGB/2º GG - PAU DOS FERROS